Direto do Coração

Está precisando se levantar?

Superando a depressão
Apesar de podermos estar cantando “É momento de estarmos alegres”, a verdade é que muitas pessoas podem usar de uma “carona” emocional durante este tempo do ano.
Você pode não estar percebendo isto, mas tão maravilhosa quanto à temporada de férias pode ser, é também tempo onde há o maior número de pessoas sofrendo de depressão. O fato é, se é férias ou não, a maioria das pessoas irão lidar com os sentimentos de depressão em algum ponto de suas vidas. Até King David, um homem segundo o coração de Deus, batalhou na depressão. Mas exatamente como Deus o alcançou no poço e o puxou para fora, ele irá fazer a mesma coisa conosco. (1)
Eu tive problemas com a depressão um longo tempo atrás. Mas, graças a Deus, eu aprendi que eu não deveria permitir que esses sentimentos negativos me dominassem. Eu descobri que a cura de Deus para os meus sentimentos de peso eram a liberação da alegria dEle na minha vida. Você também pode se libertar da depressão aprendendo a liberar a alegria de Deus na sua vida. Vamos dar uma olhada em algumas coisas que podem causar depressão e saber como liberar a alegria de experimentar a Deus como remédio para a tristeza.
O peso da depressão
Eu acredito que uma das causas da depressão nas nossas vidas é o desapontamento. A maioria de nós nos tornamos desapontados quando coisas não terminam no caminho que planejamos ou gostaríamos. Outras coisas que podem nos tornar depressivos são sentimentos persistentes de culpa, doença física permanece, coração partido de um relacionamento destruído, ou questões espirituais que falhamos em lidar com elas, como falta de perdão, pena de si mesmo ou pecado não confessado.
Uma coisa que pode realmente se tornar um peso durante a temporada de férias é a falta de um amor.  Em um tempo de grandes perdas, nós estamos sempre nos emocionando com sentimentos de tristeza e batalhando para achar razão para nos alegrarmos nas nossas vidas. Experimentar o conforto e alegria do Senhor após alguém que amamos morrer – especialmente durante as férias – é vital para evitar queda para um poço de depressão.
O suporte extra da família e amigos é uma grande ajuda, mas nós devemos também escolher nos regozijarmos no Senhor focando na Sua Palavra e Sua verdade para nos sustentarmos.
Dívida opressora é outra causa comum de depressão que pode nos colocar para baixo durante as férias. Quando Dave e eu éramos jovens, nós lidamos com essa questão. Houve uma época em que nós usamos nossos cartões de crédito acima do limite, comprando coisas que queríamos para nossas crianças e para nós mesmos. Nós fazíamos pagamentos mínimos, mas o interesse era tão grande que nós nunca parecíamos estar hábeis para pagar nossos cartões. Você pode pensar que é uma boa idéia usar cartões de crédito para comprar presentes de natal, mas se você ainda está pagando aquele débito de meses que já se passaram, isto é definitivamente depressivo!
O que quer que seja a razão para sermos depressivos, o diabo a ama. Ele vibra quando nós sentimos peso com sentimentos de culpa. Seu objetivo é nos manter tão miseráveis e desesperados que nós nunca iremos nos levantar e prejudicar o Reino. As boas novas são, Deus nos deu uma arma muito simples e poderosa para não deixar que sejamos puxados para um poço de depressão, e essa arma é a alegria do Senhor.
O Poder da Alegria de Deus nos Faz Livres
Durante toda a bíblia Deus instrui Seus povos a regozijarem-se e se encherem com a alegria. Por exemplo, Filipenses 4:4 diz, Regozijem-se no Senhor sempre (deleite vocês mesmos da felicidade nEle); novamente Eu digo, regozijem-se! Quando o senhor diz para fazermos duas vezes algo, como faz neste verso, nós necessitamos prestar uma atenção especial nisso. O que significa regozijar-se no Senhor? Um bom exemplo é encontrado em Atos 16:25,26, onde nós vemos Paulo e Silas na prisão. Estavam não somente na cadeia, mas também tinham sido espancados e colocados na cela interna com os pés presos – agora esta é uma situação depressiva!
Qual eram as suas respostas para esta circunstância aparentemente desesperadora? A resposta começa no verso 25: Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros prisioneiros os escutavam. De repente houve um tão violento terremoto que os alicerces do cárcere foram abalados. Ao mesmo tempo todas as portas da prisão se abriram e as correntes de todos foram soltas (NVI). Não somente estavam Paulo e Silas livres das suas circunstâncias depressivas quando eles se regozijaram no Senhor, mas todo mundo envolta deles foi também liberto! O mesmo poder que quebra os ganchos de Paulo e Silas está disponível para você e para mim hoje. Quando nós somos encarcerados pelos sentimentos de peso e depressão, a chave para abrir a porta de nossas prisões é regozijarmos.

A Presença da Alegria de Deus está em Nós


Agora, quando nós lemos sobre Paulo e Silas regozijando na prisão após terem sido espancados e colocados em correntes, nós podemos nos perguntar como eles fizeram isso. No mesmo caminho, quando nós escutamos pessoas cantando “Alegria para o Mundo” em torno das férias e nós nos sentimos deprimidos, nós podemos nos perguntar como pessoas podem fazer aquilo também. Nós pensamos: Aqueles sons são legais, mas como posso regozijar quando estou me sentindo tão mal? A verdade é, se você e eu temos um relacionamento pessoal com Deus, Seu Espírito Santo habita em nós, e a alegria é um fruto do Seu espírito. (2) E se alegria é um fruto do seu Espírito, e Seu espírito está em nós, a alegria está em nós. Então nós não estamos tentando conseguir alegria – ela já está em nós. O que nós precisamos fazer é aprender como liberar isto. Como nós liberamos a alegria? Através de simples atos de regozijar, como sorrir, rir ou cantar músicas para o Senhor como Paulo e Silas fizeram. Quando nós escolhemos responder com atos de alegria, tão cedo quanto podemos começar a experimentar sentimentos de depressão, estes sentimentos não podem permanecer. Em outras palavras, depressão não pode conseguir ganhar o controle das nossas emoções quando nós respondemos para os sentimentos de peso com expressões de alegria.
Sentimentos de peso nos esvaziam da nossa força porque eles nos esvaziam da nossa alegria. Lembre-se, a alegria do Senhor é a nossa força. (3) Eu acredito que sustentando nossos níveis de alegria é a maior chave para superar a depressão porque ela preserva nosso nível de força. Agora, quando eu digo que precisamos resistir a sentimentos de peso com expressões de alegria, eu não estou dizendo que podemos remover a depressão na nossa força e esforço. O que estou dizendo é que muitas vezes quando nós não nos sentimos alegres, nós iremos precisar fazer escolhas para regozijarmos antes de começarmos a escorregar na depressão. Eventualmente nossos sentimentos irão se agarrar à decisão da nossa vontade.


Isto é como preparar uma bomba de água velha através de repetidos movimentos com o braço para cima e para baixo até que a água comece a fluir. Meus avós tiveram uma dessas bombas, e eu posso ainda me recordar quando criança ficando na pia da casa deles, movendo o braço da bomba para cima e para baixo e sentindo como se a água nunca começasse a sair. Realmente pareceu como se não estivesse conectada a nada, e eu estava justamente bombeando ar.
Mas, se eu não desistisse, bombear o braço transformar-se-ia em algo mais difícil e mais difícil – um sinal que a água começaria logo a fluir. Isto é muito similar à maneira que experimentamos a alegria. Nós temos um “bem de água viva” em nosso espírito. Para trazer o braço da bomba para cima são atos de alegria – sorrir, rir, escutar à músicas, cantar, dançar... Primeiramente isto pode não parecer estar fazendo diferença em como nos sentimos. E após um pouco isto parece ser difícil de continuar, mas se nós não desistirmos, nós iremos em breve “jorrar” de alegria, a qual será difícil de conter.
Resista à Depressão Mantendo a Sua Alegria


Embora experimentar sentimentos de depressão não seja errado, ou mesmo não usual, não é a vontade de Deus que fiquemos nesta condição. Jesus veio para que nós tivéssemos vida e desfrutássemos dela... (para o enchimento, até transbordar). (4) As boas novas são, Jesus pode cicatrizar e nos tirar da depressão no mesmo caminho que ele pode nos tornar livres de qualquer outra doença ou problema que podemos enfrentar.
Não importa o que causa nossa tristeza, Jesus irá nos conduzir à vitória quando nós escolhermos nos regozijarmos nEle. Assim que nós nos sentirmos desapontados, nós devemos resistir a isso e dizer a nós mesmos: Eu escolho fazer algo sobre isto antes que isto se torne pior. Então, nós precisamos começar a “preparar a bomba” da alegria nas nossas vidas com as expressões externas de alegria no Senhor.
            Eu encorajo você a não entrar em sentimentos de depressão durante essa temporada de férias.  Em vez disso, deixe que seja um tempo de focar no motivo que Jesus veio. Isaias 61 diz que ele veio para pregar as Boas Novas – para cicatrizar o coração quebrado... para abrir as portas da prisão... para nos dar a beleza das cinzas, o óleo da alegria para lutarmos, e uma veste de louvor ao invés de um espírito pesado, incomodado e fraco. Assim que você sentir o inimigo vir de encontro a você com o peso da depressão, escolha trocá-lo pela veste de louvor que Jesus comprou como presente para você.
(1) Veja: Salmos 40:1,2.
(2) Veja: João 14:16,17 ; I Corintians 12:3 ; Gálatas 5:22.
(3) Veja: Neemias 8:10.
(4) João 10:10.


Anote por favor que pessoas conscientes podem também ficarem depressivas devido à problemas físicos como doença, desequilíbrio químico e exaustão, ou como resultado de questões espirituais como um pecado não confessado nas suas vidas. Em outras palavras, nem todas as depressões serão superadas somente por cantar, ouvir uma música, louvar à Deus ou outros atos de alegria. Mas Jesus é sempre a resposta, e ele irá sempre nos levar à vitória se nós resistirmos à depressão e seguirmos à Ele.

 

Joyce Meyer