Pergunte à Joyce

Estudo da palavra


 

Querida Joyce,
Eu tenho um desejo sincero de estudar a Bíblia, mas aonde deveria começar e como deveria estudá-la?
Missie


Missie,

Eu acho que a primeira coisa a fazer quando você quer começar a estudar é separar um tempo certo para fazer isso. Você precisa separar tempos regulares para estudar ou isto não irá acontecer.
Um bom local para começar é decidindo qual área das nossas vidas você sente que você precisa ajudar. Quais são os problemas que você está lutando contra ou decisões que você precisa fazer? Por exemplo, se você luta contra impaciência então comece um estudo Bíblico na paciência. Eu começo geralmente olhando a palavra acima em um bom dicionário e então uso uma concordância para encontrar as escrituras pertencentes. Eu recomendo que você compre uma boa Bíblia de estudo – ela terá uma concordância atrás dela. E é bom ter diversas traduções diferentes da Bíblia disponível. Algumas vezes uma tradução irá dizer algo em um caminho que realmente fala mais comigo que outra. Também certifique que você tenha um caderno para que possa escrever coisas que você está aprendendo.
Outro método que você pode achar útil para estudar a Bíblia é trabalhar através de guias de estudo em livros certos da Bíblia ou em tópicos específicos. Eu acho que isto é especialmente útil porque fazem você pensar. Nós temos diversos bons que você pode requisitar de nosso ministério, ou você pode achar guias de estudos em várias livrarias Cristãs em todos os tipos de tópicos.
Não estabeleça para somente ler a Palavra – estude minuciosamente até você perceber que você aprendeu algo. Então medite nela de modo que você possa ter bom sucesso (veja Josué 1:8). Eu acredito que meditar na Palavra é a chave para fazer isso, e fazendo isso é a chave para ver real mudança nas nossas vidas. Sempre lembre de orar antes de você começar. Dependa do Espírito Santo para te conduzir nos seus estudos e para trazer revelação da Palavra de Deus que irá mudar sua vida.